O clube náutico dos mangarás em parceria com a academia mangaratibense de letras e artes realizou a exposição de arte coletiva dos artistas plásticos Di Carvalho,de Itaguaí e Giovani Velasco,de Mangaratiba,no período de 11 a 26 de junho de 2010.
A orpotunidade foi dada pelo presidente da academia mangaratibense de letras e artes e escritor Emil de castro, concedendo o espaço do clube mangará para firmar este objetivo.
A abertura da exposição ocorreu no dia 11 de junho, com a apresentação do grupo de danças do ventre:Águas do Nilo,sendo coordenada pela professora Maria Lourdes Nunes sátyra, conhecida artisticamente como “Maisha Maria”com a participação de duas odaliscas:Hadfa Kawola, a Carla e Aisha, a Elisângela.Todas foi um verdadeiro sucesso e muito aplaudidas pelas suas exelentes coreografias.São verdadeiras artistas de artes cênicas, categoria “Danças do Ventre”.
Sobretudo, a exposição foi organizada e promovida pelos artistas expositores, recebendo o apoio da academia mangaratibense de letras e artes, e dos membros da Associação fraterna amigos da sabedoria , cuja associação tem como presidente e fundador Giovani velasco, artista da exposição.
Segundo Di carvalho e Giovani velasco, o objetivo principal da exposição de arte com a apresentação de danças do ventre é expandir,divulgar, incentivar e explorar a arte e a cultura no município de Mangaratiba e adjacências sem visar fins lucrativos.Enfim interagir a arte e cultura com o povo mangaratibense é uma sastifação para os artistas que são conscientes da carência cultural que indefine o futuro de crianças ,adolecentes, jovens e adultos em muitos municípios e destritos locais. Para Di carvalho e Giovani Velasco, promover eventos culturais, além de ser gratificante para eles, é um fator emergente para evolução e formação educacional do cidadão managaratibense e de outros lugares.Já pode-se afirmar um resultado positivo o ínicio de carreira artística dos artistas.
Entretanto a exposição de “Di carvalho” apresentou o tema:”Colorarte-a vida em cores”, o mesmo tema exposto na casa de cultura de Itaguaí em abril de 2010, reunindo 28 obras, sendo 27 de sua autoria e uma reprodução de autoria do artista Paulo de lira.Através deste tema, onde reuniu suas obras mais recentes que definiu sua marca e originalidade nas pinturas,desde de julho de 2009, o artista com cores e formas ritnodas resgata os verdadeiros valores da vida, referente as virtudes e sentimentos esquecidos por muitos na sociedade,em torno de conceitos filosóficos e idéias objetivas,realçando tudo na vida através das cores, eliminando as coisas ruins suas pinturas são consideradas expressionitas modernos e algumas surrealistas.
A exposição de Giovani Velasco reuniu 12 obras de estilo abstrato,cuja elas são reproduções das originais da sua coleção.O objetivo das suas obras é instigar o público com as cores e indefinições, deixando um pretexto imaginário, fazendo com que as pessoas tenham livre arbítrio de decifrar o significado das suas pinturas, que até então, transmite um sentimento de liberdade e mistério.
Sobretudo, durante o período da exposição exatamente no dia 17 junho, o artista Di carvalho teve a iniciativa de inaugurar uma oficina de arte para as crianças com a finalidade de explorar as técnicas e dicas para aqueles(as)que não tenham noção de arte e precisam.O objetivo é atrair visitantes para exposição, receber crianças de qualquer idade, independente de classe social, estando na capacitação de crianças talentosas, divulgando e cultivando incansavelmente a arte no município de Mangaratiba e locais próximos a região.
A oficina de arte foi um verdadeiro sucesso e elogiado pelos residentes locais e se depender de Giovani Velasco e Di carvalho, a luta em divulgar a arte e a cultura serão seus objetivos fundamentais e incansáveis.
EXPOSIÇÃO DE ARTE INDIVIDUAL DO ARTISTA ANTÔNIO GERALDO ( O DUCA )
No dia 14 de junho, às 19horas, a diretoria do projeto SAP esteve presente na cerimônia de abertura da exposição de arte do artista plástico Antônio Geraldo Barrozo do Amaral ( coordenador do projeto SAP ). Essa ocasião cultural aconteceu na Casa de Cultura de Itaguaí e não foi promovida pelo projeto, mas do mesmo modo, os valores foram agregados.
Antônio Geraldo, o mais conhecido como DUCA, possui 52 anos de caminhada no mundo da arte, é formado pela escola nacional de belas artes do Rio de Janeiro e seu currículo artístico é a maior prova do seu renome mundial como um dos artistas mais importantes e talentosos já existentes.Nesta exposição, O artista expôs 10 obras de sua autoria, reunidas no seu tema: Costa Verde 2. Essa temática faz o resumo de suas obras que, com cores fortes e vibrantes em composições harmônicas, ele retrata as mais belas cenas da região da costa verde. Região ,que hoje faz parte da vida cotidiana do artista porque ele é residente de Coroa Grande. No salão da exposição, as obras seguem um roteiro dinâmico e permite ao espectador conhecer detalhadamente a sequência criativa de suas obras. O processo de criação do artista é bem apurado em todas as partes de cada obra. Enfim, quem quiser conhecer o senhor Antônio Geraldo Barrozo do Amaral basta ver ao vivo todas as suas obras nesta importante exposição e no nosso blog, na página dos artistas.
MOSTRA DE ARTE COLETIVA NO PRONAOS.
No dia 17 de junho, domingo, o projeto SAP em parceria com o PRONAOS – ROSACRUZ ( uma das filiais da ordem mística- filosófica ) realiza uma mostra coletiva de artes plásticas dos artistas Di Carvalho e Giovani Velasco nas dependências do PRONAOS, situado no bairro de Santa Cruz. E, aproveitando esta oportunidade, foi incluída nesta mostra alguns trabalhos artesanais da artista plástica Nadja (sóror rosacruz), formando então um circuito de interatividade cultural.Di Carvalho apresentou algumas de suas pinturas expressionistas, Giovani sua polêmica e discutível arte abstrata e a Nadja apresentou esculturas, objetos feitos com concreto e entre outros, ressaltando a importância da reciclagem ao produzir seus trabalhos artesanais. O evento já havia sido planejado previamente e contou com a presença dos membros rosacruzes e demais convidados, com o objetivo de não só valorizar a disciplina das artes plásticas mas também resgatar e reunir os membros rosacruzes. O evento iniciou por volta das 11 horas da manhã e se estendeu até às 17 horas. Enfim, foram poucas horas de amostra, mas o sucesso foi muito, gerando grande repercussão. Para o projeto SAP, realizar um evento como estes não só é um marco registrado, mas também uma conquista planejada e cumprida. Depois desta ocasião, essa importante parceria já planeja uma próxima exposição neste mesmo local, persistindo então, na propagação de seus idealismos.
Dentro da programação Agosto das Artes, promovida pelo movimento "Operação Juntos Compartilhando Cultura", formado por artistas de diferentes seguimentos da cidade de Itaguaí, o artista plástico Giovani Velasco organizou uma amostra de seu trabalho. Organizado nas dependências do Curso Célula 1, o tema da exposição foi "Liberdade e arte". Giovani pertence a Sociedade dos Artistas Plásticos (SAP) de Itaguaí.
Ao todo, foram 35 pessoas para prestigiar o trabalho no 3° andar do curso Célula 1,
a exposição contou com a amostra do artista e música